Com biologia molecular e IA, Onkos figura pela quinta vez na lista das 100 Startups to Watch

Ribeirão Preto/SP, outubro de 2025 – A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou nesta terça-feira (21), a lista das 100 Startups to Watch 2025. E pela quinta vez, a Onkos, deep tech ribeirão pretana especializada em biologia molecular e inteligência artificial aplicadas à oncologia, recebe esse reconhecimento por estar entre os negócios de base tecnológica mais promissores do país.

Para o CEO e fundador da Onkos, Dr. Marcos Santos, estar novamente entre as 100 Startups to Watch reforça o grande potencial da ciência brasileira. “É um reconhecimento ao trabalho de um time que acredita na inovação como ferramenta de impacto social e na capacidade do Brasil de desenvolver soluções científicas de classe nacional e mundial”, afirma Santos.

A conquista soma-se a uma série de marcos que transformaram 2025 em um ano histórico para a startup. A Onkos foi destaque no Ranking Empresas em Expansão da Exame (categoria DeepTech), entrou para os programas La Nave e Rising Up Spain, foi reconhecida como DeepTech Pioneer pela Hello Tomorrow Paris 2025, e figurou entre as 30 startups mais inovadoras do ano no Vivatech e TechCrunch 2025.

Com sede em Ribeirão Preto (SP) e presente em mais de 30 países, a Onkos é a líder latino-americana em testes moleculares com o exame mir-THYpe full, que combina microRNAs e inteligência artificial para classificar nódulos indeterminados como benignos ou malignos com alto grau de precisão.

O método já evitou mais de 4.500 cirurgias desnecessárias de retirada da tireoide e gerou uma economia superior a R$ 7 milhões à saúde suplementar.

“No Brasil, dos mais de 50 mil casos de nódulos indeterminados por ano, ao menos 35 mil poderiam ser poupados de cirurgias se tivessem acesso ao diagnóstico molecular. Isso representa uma economia de cerca de R$ 385 milhões anuais para o sistema de saúde e, principalmente, mais qualidade de vida para milhares de pacientes”, explica o Dr. Marcos.

Com apoio da FINEP, FAPESP e CNPq, e a recente certificação do College of American Pathologists (CAP) — o selo de qualidade laboratorial mais rigoroso do mundo —, a Onkos dá novos passos em sua estratégia de internacionalização, com expectativa de aumentar sua representatividade de 6% para 18% lá fora.

Marcos Santos, Ph.D
Biólogo molecular, pesquisador, doutor em genética humana e fundador da Onkos Diagnósticos Moleculares