Tireoide é Grave? Quais os principais problemas?

Calma! Antes de tudo é importante que você saiba que TIREOIDE não é o nome de uma doença e sim o nome de uma glândula MUITO IMPORTANTE do nosso corpo!


Todas as pessoas nascem com a tireoide! Ela fica no seu pescoço, bem abaixo do “gogó” e tem o formato de uma borboleta!




É esta glândula que produz os hormônios essenciais para o nosso metabolismo, como o T3 e o T4, que regulam as funções do coração, do cérebro, do fígado e até dos rins!


Problemas na tireoide, podem ou não influenciar nos níveis de produção destes hormônios (para mais ou para menos) e, dependendo do caso, pode ser grave ou não.


Quais são os principais problemas na Tireoide?


  • Hipotireoidismo: Quando a tireoide produz menos hormônios que o necessário. Pode ser a causa de distúrbios da memória, níveis aumentados de colesterol, dores musculares e articulares, cansaço excessivo (incluindo a sonolência), e até mesmo a depressão.


  • Hipertireoidismo: Quando a tireoide produz mais hormônios que o necessário. Pode ser a causa de agitação excessiva, (fala, gesticulação, pensamentos), falsa sensação de muita energia, porém com cansaço. O coração pode bater mais rápido e o intestino ficar mais solto!


  • Tireoidites: Tireoidite é um termo geral que se refere à inflamação da glândula tireoide, que pode causar excesso ou diminuição dos hormônios, levando ao hipo ou ao hipertireoidismo. As tireoidites mais comuns são a de Hashimoto (auto-imune), Aguda, Sub-aguda, pós-parto e outras.


  • Nódulos: São “caroços” que surgem na glândula e podem ser benignos (90% dos casos) ou malignos (câncer - 10% dos casos). A investigação dos nódulos se inicia com avaliação por ultrassom. Caso o médico suspeite de malignidade o próximo passo é uma punção (“biópsia”) por agulha fina (conhecida como PAAF). Essa PAAF vai ajudar o médico a classificar este nódulo como benigno, maligno ou indeterminado. A depender do resultado desta PAAF, pode ser necessário uma investigação molecular (“genética”) para ajudar a classificar o nódulo e entender sobre sua agressividade.


Respondendo a pergunta inicial: Tireoide é grave?


Bom, infelizmente não existe uma resposta única.

As doenças da tireoide podem ser graves ou não, depende de cada caso.


Então se você fez qualquer exame (de sangue, ultrassom, punção (PAAF), teste molecular ou outros) que vieram alterados ou te deixaram em dúvida, não deixe de procurar o seu médico para entender se é grave ou não!


O médico endocrinologista ou o cirurgião de cabeça e pescoço são os mais indicados para discutir sobre problemas na tireoide.


Se o seu problema é nódulo de tireoide, você não pode deixar de ler este post.


325 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo